Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Governo nega pedido de ajuda a Bruxelas

Gabinete do primeiro-ministro nega que Portugal tenha entregue um pedido formal de ajuda à Comissão Europeia, mas admite conversas informais.

Portugal está em conversações com Bruxelas sobre um pedido de ajuda para satisfazer as necessidades de curto prazo, avança o jornal 'Financial Times'

Mas o gabinete do primeiro-ministro nega que alguma entidade portuguesa tenha entregue qualquer pedido formal de ajuda à Comissão Europeia.

Fontes portuguesas em Bruxelas recusam também que Portugal tenha pedido ajuda. 

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, reiterou terça-feira, em Estrasburgo, que a União Europeia está pronta para responder a um eventual pedido de ajuda de Portugal, mas disse desconhecer a possibilidade de uma "ajuda intercalar".

Durão Barroso indicou que compete às autoridades portuguesas decidir sobre um pedido de ajuda externa, pois só Portugal pode "saber se tem financiamento assegurado", mas garantiu que "a Comissão Europeia, a União Europeia estão prontas para ajudar qualquer pedido que Portugal queira fazer".

Interrogado sobre se uma primeira ajuda pode ser concedida a título intercalar, de emergência, o presidente do executivo comunitário disse não ter ouvido falar de tal cenário, lembrando que o instrumento que a União Europeia possui atualmente é o Fundo Europeu de Estabilização Financeira.