Eólica gigante pode abastecer 30 mil casas
Há 26 anos as primeiras eólicas tinham 50 KW de capacidade instalada. Agora já há umaturbina com 7,5 MW, na Alemanha, e já se projeta uma outra com 20 MW.
A maior turbina eólica do mundo está instalada em Emden, na Alemanha. Foi instalada em 2007, com 6 megawatts (MW) de potência, pela Enercom.
Entretanto, em 2009 esta turbina E-126 foi repotenciada tendo sido aumentada a sua capacidade para 7,5 MW.
Em 2010 foram instaladas 24 na Alemanha e na Bélgica do modelo E-126.
Markbygden, na Suécia, deverá receber o maior parque eólico do mundo, com 1.101 turbinas distribuídas por 500 quilómetros quadrados, as quais deverão representar uma capacidade instalada de 4000 MW. Markbygden fica no norte da Suécia e o parque eólico que ali vai surgir será composto principalmente de aerogeradores Enercon E-126 de 7.5 MW.
Mega eólica a caminho
A semana passada, um grupo de investigadores financiados pelo programa europeu UpWind comunicou aos responsáveis da União Europeia que a construção de turbinas eólicas com 20 MW de capacidade é possível.
Os projetistas exploraram os limites do design e concluiram que o diâmetro do rotor (que é o círculo descrito pelas pás da eólica) será de 200 metros.
Para se ter uma ideia da real dimensão daquela eólica, basta referir que as pás das turbinas de 5 MW, que hoje já se encontram instaladas em vários parques eólicos, nomeadamente offshore (em alto mar), descrevem um círculo de 120 metros. Um avião Airbus A380, que é o maior avião comercial do mundo, mede de ponta a ponta das suas asas 80 metros.
A futura turbina de 20 MW poderá gerar eletricidade suficiente para alimentar 30 mil habitações.